quarta-feira, 27 de maio de 2009


PEDÁGIO DE TRÊS CÓRREGOS
QUANDO SETEMBRO VIER - AS PREOCUPAÇÕES
* José Renato Gama dos Santos
Meus queridos leitores e amigos no artigo de hoje irei apresentar alguns assuntos, que estão de certa forma preocupando a todos nós da Cidade e, em especial os moradores do 2º Distrito de Teresópolis e Municípios adjacentes.
Em diversos pontos da cidade ouvem-se pessoas, dizerem que, tiveram informações de fonte limpa, que a Concessionaria da Praça de Pedágio de Três Córregos não irá se render a uma simples decisão unilateral da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, sem buscar os seus Direitos Contratuais. Em outras palavras a CRT se articula em Brasília, move os seus pauzinhos, promove suas festinhas, enfim esperneia e negocia até a exaustão.
Lembrem-se do filme já visto em nossa cidade em 26 de setembro de 2003, naquela data os moradores comemoraram a saída definitiva da algos arrecadadora do Km 71. Ledo engano, só fizeram aumentar a espectativa e cresceu o desengano. Alguém do Governo Federal ou ligado a ele pode me dizer em que deu aquela frustada reunião, pelo que sabemos nem Ata foi confeccionada. VERGONHA. Rolou o que? Não sabemos, ou melhor desconfiamos. Por isso as preocupações aumentam e as esperanças são nebulosas.
De passagem devo alertar que o mês de setembro contratualmente, é o indicado para o aumento da tarifa. Será que em vez de saída, teremos aumento do pedágio, igual aos 13% do ano passado? Aliás foi o único preço, segundo nosso conhecimento que foi muito superior a infração do período. Por que será que as coisas que são pleiteadas pela Concessionária, são atendidas com tanta presteza? Por que será a grande preocupação da Agência Reguladora com o desequilíbrio econômico-financeiro da Concessionária, inclusive demonstrado na Reunião datada de 08 de maio pp.? AÍ TEM TRUTA, como diria o Chico Anísio.
Outro assunto que causou preocupação, mas não medo, aos moradores do 2º Distrito foi a grande operação realizada na última quinta-feira (dia 13 de maio passado) pela Polícia Rodoviária Federal, e que segundo um agente participante da blitzen eles estavam obedecendo ordem direta de Brasília. Se teve como meta intimidar o Movimento Popular Pedágio Não, bateu fora, perdeu o tempo e a admiração da comunidade.
Antes que digam que nós incentivamos as irregularidades, que fique bem claro, somos favoráveis a fiscalização rotineira, que sem dúvidas é meritória e receberá aplausos.
Lá estivemos, assistimos e documentamos uma verdadeira operação de guerra, nunca vista por inúmeros moradores de Água Quente e arredores, com perseguições e armas usadas somente em operações efetivamente especiais. Diga-se, a bem da verdade, em pleno horário da saída das crianças da Escola Municipal, em frente ao Posto da CRT de Água Quente.
Sabem o resultado alcançado na referida fiscalização, com deslocamento de diversas viaturas, parece que em torno de seis, e outras tantas motocicletas? Respondo: apreensão de quatro carros e seis motos, informação apurada entre os moradores da região.
Por issso em nome da Diretoria da ASSURB – Associação dos Usuários da Rodovia BR 116 e da Coordenação Coletiva do Movimento Popular PEDÁGIO NÃO quero deixar o nosso repúdio à operação, o descrédito nos motivos e a certeza da não repetição de afronta à cidadania, em nossa ordeira comunidade não tem bandido ou grave infrator.
Eles tem que ser procurados em outras pragas, por exemplo em Brasília, lá estão mensaleiros, cuequeiros, usuários de cartões corporativos, consumidores de cotas das passagens, que deveriam servir somente aos deputados federais em suas deslocações de Brasília para as suas bases ou graves infrações tributárias, por exemplo: Petrobras.
Por fim quero deixar aqui o meu abraço e da Coordenação do MPPN e da Diretoria da ASSURB ao novo Presidente da Associação dos Moradores de Pessegueiros LEIR, mais conhecido como Xumbrega, parabéns a vitória foi expressiva e incontestável. VALEU.
JOSÉ RENATO GAMA DOS SANTOS brasileiro, cauteloso porém sem medos ou receios, principalmente, daqueles que devem nos proteger.
CONTAGEM REGRESSIVA - FALTAM: 104 DIAS.

Nenhum comentário: