quarta-feira, 27 de maio de 2009

DESCULPEM O ATRASO NAS PUBLICAÇÕES, POIS O TRABALHO TEM SIDO GRANDE E O TEMPO CURTO.


PEDÁGIO DE TRÊS CÓRREGOS
OU CASA DE CUSTÓDIA
O QUE É O PIOR ?
José Renato Gama dos Santos
Meus leitores amigos de fato eu não sei o que é pior dentro de um Município, uma Praça de Pedágio exploradora, igual aquela que temos há dez anos, cobrando escorchantes preços, por uma pequena distância que liga o centro da Cidade ao 2º Distrito ou a colocação de uma Casa de Custódia, como agora é aventada a possibilidade de instalação em nosso já tão maltratado espaço.
Sofremos a uma década com uma imposição desastrosa, quando de forma afrontosa vimos de um dia para o outro a colocação de um Praça exatora em pleno 1º Distrito, sim 1º Distrito, comprovado pela Dra. Anaíza Malhardes Promotora de Direitos Difusos e Coletivos de Teresópolis, ao mostrar em foto tirada por satélite, em plena Audiência Pública histórica em nossa Cidade, acontecida em 26.09.2003, a situação acima afirmada. ALI É 1º DISTRITO.
Depois de toda forma de luta, conseguimos com a pressão da comunidade acuada, em carreata memorável, lembram-se de 08 de maio recém passado? foram seiscentos carros, caminhões e motos, entrando na cidade em forma organizada e demostrando que ordeiramente se consegue impor uma vontade, quando ela é justa e meritória. Nada melhor do que um povo estruturado que sabe o que quer e não abre mão de seus direitos, custe o que custar. A LUTA É BOA, MERECE ADESÃO!!!
Com as tratativas, agora chegada em uma encruzilhada, pisada por uma autoridade que em princípio merece a credibilidade do povo teresopolitano, falo do Senhor Presidente da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres Bernardo Figueiredo, que se comprometeu em público e que público, retirar definitivamente de Teresópolis a cobrança ilegal e sobretudo travadora do progresso local, aguardamos o mês de setembro, quando finalmente veremos os nossos direitos serem reconhecidos.
Surge uma novidade antiga, desculpem o jogo das palavras, mas esse papo é antigo e por mais de uma vez esteve em pauta a possibilidade de ser instalada em nossa terra uma Casa de Custódia.
Acontece que a Cidade de Teresópolis tem características turísticas e nada pode ser pior do que implementar uma atividade desse naipe. Quero que me provem qual a cidade que consegue desenvolver paralelamente as duas coisas: Depósito de presos e Turismo. Casa de Custódia com Turismo não combina, não se completa ou se presta.
Desafio a qualquer pessoa com mente sadia e isenta de interesses próprios, que me prove benefícios à cidade a instalação em nossas paragens de um estabelecimento prisional desse quilate.
Para os defensores da triste ideia quero alertar que as Casa de Custódia, nada de desenvolvimento trás para o Município e sim muitas preocupações. Conheço o problema de perto, pois quando morava no Rio de Janeiro e, por força do ofício por diversas vezes estive em áreas, onde se encontravam instaladas algumas das referidas casas.
Nada mais degradante, rola tudo: álcool, tóxico, prostituição, pedofilia, receptação de roubo e toda sorte de crime e contravenção. É VERDADEIRAMENTE GUETOS, SUBMUNDOS DO CRIME.
Defendo, ainda o tão massacrado 2º Distrito de hipoteticamente merecer outro premio semelhante ao amargo pedágio de Três Córregos, nada poderá acontecer com grau semelhante ao deletério e malfadado posto cobrador, a não ser impor a nós uma concentradora de presos da região serrana.
Não aceitaremos outro encargo, eis que somos detentores, também de um lixão poluidor das águas, outrora límpidas do rio abastecedor de parte do interior e da cidade vizinha de São José do Vale do Rio Preto. Segundo me informaram existe Ação Pública movida contra a responsável pela depósito poluidor, cujo chorume contamina e degrada o Riacho dos Véus das Noivas.
Que fique bem claro e definitivo, o 2º Distrito não aceita qualquer conversa sobre Casa de Custódia que aponte como solução a construção da Casa em nossa área. Já bastam as amarguras, decepções e ultrajes impostas com a colocação do pedágio em meio do caminho nosso rumo à cidade. BASTA DE EXCRESCÊNCIAS. NÃO SOMOS A PRIVADA DO MUNICÍPIO.
Sob pena de constituirmos uma rebeldia tributária, quando iremos depositar judicionalmente nossos impostos, em consignação para pagamento dos valores devidos, e até quando forem resolvidos definitivamente as nossas apelações impeditivas de mais uma degradação em nossos patrimônios. BASTA !!!
De passagem devo lembrar que existe no Município um Plano Diretor aprovado, aguardando a sua execução, onde por sinal é apontado o 2º Distrito como única opção para o desenvolvimento de Teresópolis, é só ler para crer. Será que é melhor executar o Plano Diretor e ver Teresópolis crescer ou a Casa de Custódia trará mais desenvolvimento? ACORDA TERESÓPOLIS!!!
Se todos os atos possíveis não forem favoráveis, iremos partir para a EMANCIPAÇÃO do nosso Distrito, fundaremos uma cidade: a “NOVA TERESÓPOLIS”, onde sem dúvidas, elegeremos pessoas comprometidas com o desenvolvimento e valorização de nossos bens patrimoniais, com um comércio digno, indústrias não poluentes, abertura de escola profissionalizante, biblioteca e videoteca públicas, atividades educativas para a mulher, creche, maternal e jardim da infância, curso preventivo materno-infantil de doenças, apoio técnico ao agricultor, central de compras de insumos para o pequeno agricultor, central de comercialização da lavoura, inclusão digital, projetos sócio-econômicos de valorização do trabalho do campo, posto de saúde 24 horas, projetos desportivos com praça poliesportiva, etc. ENFIM PROGRESSO!!!
CONTAGEM REGRESSIVA: FALTAM 97 DIAS.
Visite nosso blog: http://assurb116teresopolis.blogspot.com/
José Renato Gama dos Santos brasileiro, mais uma vez a postos, pronto para mais um desafio - Casa de Custódia em Teresópolis Não, Turismo SIM.

Nenhum comentário: